Ciclo de vida do MIDlet

21 maio 2009

Depois de adquirirmos conhecimento sobre a Arquitetura J2ME vamos entender como funciona uma aplicação desenvolvida utilizando essa tecnologia.

O que é MIDlet?
É uma aplicação destinada para dispositivos móveis desenvolvida com a utilização do perfil MIDP, que está vinculado a configuração CLDC. Os MIDLets devem herdar a classe MIDLet que contêm métodos que inicializa, resume, interrompe a execução e destrói um MIDLet.

O gerenciador de aplicativos (AM – Application Manager) de cada dispositivo é quem controla os aplicativos a serem instalados, onde e como serão armazenados e como serão executados. A comunicação do gerenciador com o MIDlet acontece pela classe MIDlet do pacote javax.microedition.midlet.MIDlet.
Uma aplicação é iniciada quando o AM invoca o método startApp(), colocando a aplicação no modo ativo. Enquanto ela estiver executando ela pode ser pausada pela AM através do método pauseApp(), isto pode ocorrer quando uma chamada for recebida por exemplo ou o próprio usuário pode pausar a aplicação. E quando a aplicação é encerrada ela passa para o estado destruído. Dessa forma o ciclo de vida do MIDlet fica o seguinte:


Além do startApp() e do pauseApp() temos ainda outros métodos:

destroyApp(): limpa todos os recursos para fechar a aplicação.
notifyDestroy(): avisa ao gerenciador que pode desligar a MIDlet.
notifyPaused(): envia o pedido de pausa para o gerenciador caso a MIDlet queira pausar.
resumeRequest(): avisa ao gerenciador que a MIDlet pode tornar-se ativa novamente.

Os métodos startApp(), pauseApp() e destroyApp() são os 3 métodos essenciais a um MIDlet. Sem algum destes métodos não temos um MIDlet.

0 comentários:

Postar um comentário