J2ME (Java Micro Edition) é a plataforma Java direcionada para micro aplicativos. Ou seja, aplicativos destinados a dispositivos que possuem processamento, memória e vídeo limitados, como celulares, PDA’s, TVs, controle remotos e outros embarcados.
A arquitetura J2ME é dividida em Configurações, Perfis, Máquina Virtual e API’s opcionais.
As configurações definem as bibliotecas que são necessárias para o funcionamento da máquina virtual (JVM). Elas são: CLDC (Connected, Limited Device Configuration) e CDC (Connected Device Configuration).
A primeira é destinada a dispositivos mais simples e menores, como celulares, pagers e PDAs, que possuem processamento de 16/32 bits e memória de 128/512 kb. A segunda rege os dispositivos com capacidade um pouco maior: com pelo menos 32bits de processamento e 2 MegaBytes de memória, como TV digital, dispositivos sem fio de alto nível e sistemas automotivos.
Os perfis são um conjunto de aplicações que complementam uma configuração e fornecem funcionalidades para desenvolver um aplicativo para um determinado dispositivo.
Perfis para a configuração CLDC: MIDP (Mobile Information Device Profile) e PDAP (PDA Profile).
MIDP é a biblioteca necessária para a execução de qualquer aplicativo escrito para J2ME, os chamados MIDlets. Ele possui classes de interface com o usuário e acesso a rede, entre outros. E PDAP é um ambiente de execução especialmente para PDAs.
Para a CDC temos o Foundation Profile e o Personal Basis Profile. O primeiro é um perfil para dispositivos interconectados em rede e sem interface gráfica. E o segundo oferece suporte a gráficos.
Quanto a máquina virtual temos a CVM (Compact Virtual Machine), que é vinculada a configuração CDC e a KVM (Kilo Virtual Machine) que é vinculada a CLDC.
Para melhor entender, veja uma visão geral da Arquitetura Java, mostrando a formação da tecnologia J2ME, inclusive onde se enquadra os celulares
.
0 comentários:
Postar um comentário