O sucesso do Android

12 abril 2010
Os aparelhos celulares que rodam Android vêm ganhando participação de mercado. O sistema operacional do Google cresceu, enquanto os rivais da Palm e Microsoft verificaram retração entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010.

De acordo com a ComScore, no período de noventa dias, o sistema ganhou 5,2 pontos percentuais e alcançou 9% de participação no mercado norte-americano de sistemas operacionais para smartphones.

Em contrapartida, o Windows Mobile caiu 4 pontos percentuais e o WebOS regrediu 1,8 pontos percentuais no período. Com a queda, o sistema operacional da Microsoft e Palm ficaram com 15,11% e 5,4% de participação, respectivamente.

A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry expandiu participação em 1,3 pontos percentuais, ficando com 42,1% de participação ao final dos três meses contemplados pelo levantamento.
O mercado americano abriga 45,4 milhões de proprietários de smartphones de acordo com os números da pesquisa. O resultado mostra um crescimento de 21% do mercado frente aos três meses anteriores.

O Android Market teve um grande crescimento em março, quando 9.118 aplicações foram incluídas (veja o gráfico). Algo que também impressiona é que o tamanho da loja de aplicativos do sistema operacional do Google dobrou de tamanho desde janeiro. No início de 2010, o Android Market estava com cerca de 20 mil aplicativos. Hoje, o canal online conta com mais de 42 mil programas. Apenas neste início de abril, os desenvolvedores postaram mais de 2,2 mil aplicações.


Mesmo com o avanço, os 42 mil aplicativos do Android Market ainda não chegam perto da líder Apple, cuja App Store conta com cerca de 140 mil aplicações, mas o forte crescimento da loja online do Google é importante. A plataforma open source ganha cada vez mais espaço no mercado.

Não é possível dizer se existe uma relação muito próxima entre o crescimento do Android Market e o sucesso do Motorola Droid, por exemplo, que, nos Estados Unidos, vendeu mais de um milhão de unidades desde o lançamento. Mas, o fato de as vendas estarem em expansão, deve chamar a atenção dos desenvolvedores interessados na plataforma, e vale ressalar que 40,1% dos aplicativos são pagos.

Em 2012, prevê a Gartner, Symbian e Google Android serão as duas plataformas mais usadas no planeta. O Android deverá subir de atuais 9% para 14% daqui a quatro anos, enquanto que a presença do Symbian deverá diminuir de aproximadamente 50% para 39% de participação nesse mercado.

A Gartner listou cinco motivos que levarão o Android a ser um sucesso. Vamos a eles:

1. O Android é mantido pelo Google, que poderá oferecer seus serviços de computação na nuvem com mais facilidade.
2. A plataforma vem sendo melhorada com rapidez.
3. É um sistema de código aberto, o que permite que mais desenvolvedores criem aplicativos para ele. (Agora o Symbian acompanha a política open source)
4. Funciona em diversos aparelhos de diversos fabricantes, como Samsung, LG, Motorola e HTC.
5. O Android combina boas características de outras plataformas: menus e aplicativos como os do iPhone, ícones parecidos com os do Windows Mobile, e multi-tarefa como a do Palm Pre.

Mais estatísticas sobre android em Androlib.com

0 comentários:

Postar um comentário