Já no inicio do evento Daniel Ambrósio, representante da UOL, mostrou o sucesso do Scrum na empresa, implantado a cerca de um ano, pra quem não conhece essa metodologia, no próximo post vamos explorar o tema.
A palestra Java ME 360 graus - Do Sun Spot à TV Digital, de Antonio Marin Neto (Instituto Nokia) e Igor Medeiros(JavaCard man), mostrou que o java me vai muito além do desenvolvimento para celulares, podendo ser utilizado na robótica, telemetria, TV Digital e a novidade que trouxeram, a caneta que roda Java. Comentaram um pouco de JavaCard, que correspondem a 95% dos SIM Cards (chips de celular).
Mostraram que em um fururo breve serão usados e-CPF e RG Digital com Java Card, o que torna a área ainda mais promissora. Ainda foi comentado que a comunicação do javacard será via HTTP, utilizando servlets para tal tarefa.
Eles ainda apresentaram uma brincadeira com o SunSpot e comentaram sobre o LWUIT, enfatizando seu uso em aplicações para TV Digital.
Falando em TV Digital, Aguinaldo Boquimpani comentou sobre a interatividade na TV Digital. Nos bastidores do evento, comentamos sobre quem poderia realmente comercializar aplicações para TV. E se as aplicações serão disponibilizadas pelas emissoras de TV, então quem venderá tais aplicações senão elas? Os desenvolvedores serão apenas internos da empresa ou terceiros poderão verder suas aplicações também? Fica aí a força do Middleware Aberto do Sistema Brasileiro de TV Digital - Ginga.
Este contexto tráz uma nova visão, os conhecimentos técnicos não bastam para os candidatos a trabalhar com TV digital. Eles terão que ter também muita criatividade e a consciência de que estarão lidando com um meio – e um público – bastante diferente.
Segundo Aguinaldo Boquimpani, a verdadeira batalha desse mercado será criar aplicações que ganhem o coração do telespectador. Para isso, os desenvolvedores deverão ter em mente que estão lidando com um mundo novo. O ambiente da TV é totalmente diferente do ambiente no PC ou mesmo no celular . Quem achar que a TV digital será uma Internet na TV não será bem-sucedido. Os profissionais de TI, principalmente de software e design, terão obrigatoriamente que se reciclar para entender as imensas diferenças e o enorme potencial desse novo ambiente.
Neto Marin também palestrou sobre aplicativos Java ME para Devices touch Screen, mostrando dicas sobre usabilidade, como:
- Criar interfaces intuitivas;
- Estimulos visuais ao usuário (cores, botões e slides);
- Evitar inputs por digitação;
- Evitar ícones e textos pequenos;
- Mostrar um feedback visual para teclados virtuais;
- Enfim, é importante desenvolver aplicativos com interfaces simples para atingir usuários que não dominam tecnologia.
Surge aí mais uma vez a importância do LWUIT, que já trata o pressionamento de teclas em dispositivos touch screen, sem a necessida de trabalhar com Canvas - baixo nível.
Com Maurício Leal, Gerente de Programas SDN (Sun Developer Networks) para a América Latina da Sun Microsystems, foi mostrado a importância do JavaFX, plataforma para criação de conteúdo para aplicações RIA. O JavaFX script atende Desktop, Mobile e Web com o mesmo fonte. Apresentou uma aplicação onde é usado um plugin no Photoshop para o designer da aplicação, onde cada camada se torna uma figura separada para ser tratada no código. Pelo que tudo indica o JavaFX (eféx, rs) é o futuro das aplicações RIA!
Na palestra Do with LWUIT de Roger Brinkley, Líder Comunitário da Comunidade Móvel & Embarcados da Sun Microsystems (EUA), foi mostrado as características do LWUIT, como: roda em CDC/CLDC, suporte a touch Screen, transições, temas, etc. Lembrando que a SUN incluiu o LWUIT recentemente como uma biblioteca padrão, e mostra o framework para todo o mundo ver a importância que ele tem tanto para aplicaçôes em java ME quanto para TV Digital.
Robison Cris Brito ministrou uma palestra sobre Desenvolvimento de Jogos para celular com o Game Builder do NetBeans, mostrando o quanto a ferramenta facilita o desenvolvimento. Com a ferramenta ainda é necessário a codificação da lógica, porém o layout não precisa ser feito a mão. O Robison fez a demonstração de um game que já vem no netbeans (Karel x Thomas), explicando os métodos principais e fazendo uma nova fase para o jogo, depois demostrou rapidamente a criação de um jogo de nave, este iniciado do zero. Vale ressaltar que o Game Builder vem apartir do Netbeans 6.0 e é desenvolvido com o perfil MIDP 2.0. Enfim, é uma ótima ferramenta para os interessados em desenvolvimento de jogos para celular.
José Donizetti de Brito e Paulo Silveira da CAELUM ministraram a palestra Desmistificando o TDD na prática, (TDD - Test Driven Development) onde defenderam a idéia de escrever testes antes de criar o código (ao estilo do XP), pois escrevendo os testes antes tornam-se visíveis quais métodos são realmente necessários. Fizeram um exemplo prático com ajuda do público e mostraram as várias falhas que o sistema possuía e que quase ninguém notou. Criaram vários testes de Unidade com o framework JUnit, onde podemos enxergar o porque as falhas ocorriam, fatos que não são facilmente observados durante a programação. Com JUnit, o programador tem uma ferramenta que o ajudará a eliminar os erros de seu código de maneira mais atraente.
Concluímos dizendo que o evento foi realmente interessante! Esperamos ter ajudado a quem não pode ir no evento e está interessado em mobilidade e desenvolvimento em Java ME e outros assuntos relacionados.
Just Java 2009: Uma visão móvel
22 setembro 2009 às 09:00
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