LWUIT - Introdução

04 agosto 2009

Olá! Devido a dificuldade de se encontrar materiais completos em português sobre LWUIT , vamos dispor aqui no javamovel uma série de artigos explicando passo a passo o desenvolvimento com LWUIT. Estes artigos serão baseados no guia de desenvolvimento oficial do LWUIT (LWUIT Developer's Guide).

Para quem ainda não sabe muito bem o que é o LWUIT, começaremos com uma breve introdução.

Introdução

Lightweight UI Toolkit (LWUIT) é uma biblioteca que permite criar interfaces gráficas do usuário (GUI) bastante atraentes, para dispositivos móveis ou quaisquer outros dispositivos que suportem o perfil MIDP, do Java ME. Ele foi baseado no Swing do Java SE e possui compatibilidade compatibilidade com MIDP 2.0, CDC, PBB e Java SE.
Com o LWUIT, diminui-se muito a necessidade de se desenhar telas em canvas para se obter interfaces amigáveis. É importante saber que o LWUIT não possui compatibilidade com a classe Canvas, portanto não é possível se desenhar interfaces canvas com o LWUIT. Mas oferece componentes visuais muito ricos, que podem ser muito mais atraentes do que interfaces desenhadas em LCDUI ou canvas, com muito menos eforço.
A biblioteca oferece melhorias a componentes já existentes no Java ME, como List, Form, Alert, entre outros. O LWUIT oferece ainda:
- suporte a touch Screen
- diversas fontes
- animações
- botões
- transições de telas animadas
- temas, que podem ser incluídos pelos próprios usuários
- layouts
- utilização de abas, como no Java SE
- integração 3D
- caixas de diálogo, entre outros.

No LWUIT, os temas podem ser carregados em tempo de execução. Para isto basta carregar um recurso com os temas e escolher um tema para ser o tema corrente da aplicação. Para criar um tema existe uma ferramenta muito interessante, disponibilizada pelo LWUIT toolkit, chamada ResourceEditor.
Para oferecer portabilidade o LWUIT implementa sua própria fina camada no topo do sistema nativo canvas e providencia uma abstração quanto aos diferentes dispositivos. Esta abstração é obtida através de classes chaves que escondem classes específicas, como Graphics, Image e Font.

Veja algumas imagens de como pode ficar uma aplicação desenvolvida com LWUIT, desfrutando de vários temas.


Nos próximos posts veremos como usar e criar temas, como usar o ResourceEditor, como fazer transições animadas, botões, lists e muitas mais. No próximo post vamos aprender como começar a desenvolver com LWUIT, fazendo um Hello LWUIT!

2 comentários:

  • Leandro Passarelli

    Fiz um aplicativo com Lwuit e o tamanho do arquivo .jar é de 24Mb.
    Será que vai rodar num celular?

    Obrigado!

  • Rodolfo

    Leandro, o jar do lwuit framework é um pouco grande mesmo. Tente não usar temas muito grandes e invista em imagens pequenas, pois assim você evita que o tamanho da aplicação cresça muito.
    Não podemos afirmar que a aplicação vai rodar em um determinado celular, então é preciso testar. As vezes a aplicação até roda, mas fica desconfigurada no display. Uma coisa posso te dizer, na grande maioria dos aparelhos da Nokia o lwuit foi bastante funcional conosco.

    []´s

  • Postar um comentário