A Sun Microsystems acaba de lançar o seu Java Platform Micro Edition Software Development Kit 3.0, ou, para os mais íntimos, Java ME SDK 3.0. Este será o sucessor do popular Sun Java Wireless Toolkit 2.5.2 e integrará CLDC, CDC e Blu-ray Disc Java (BD-J) num mesmo SDK.
Esta nova versão traz as seguintes novidades:
* Integração com emuladores de terceiros, bem como, de dispositivos com Windows Mobile;
* Simplificação no processo de deploy em dispositivos reais;
* Integração do CDLC/MIDP, CDC/FP/PBP/AGUI e BD-J em um único SDK, não sendo mais necessário o download e instalação de pacotes separados;
* Uma nova máquina virtual HotSpot CLDC, em substituição à antiga KVM;
* MSA 1.1 otimizado e com extensões;
* Suporte a profiling;
* Suporte a BD-J;
* Novo ambiente de desenvolvimento baseado na plataforma Netbeans;
* Integração com Lightweight UI Toolkit (LWUIT);
* Pesquisa por especificações técnicas de dispositivos integrado no SDK.
Com todas essas novidades é possível constatar o grande passo que a plataforma Java ME dá em direção a uma maior popularização da plataforma. Pois com o ambiente de desenvolvimento integrado baseado no NetBeans, novos desenvolvedores terão mais facilidades de criar as suas primeiras aplicações, o que garante uma maior chance de crescimento da comunidade Java ME.
A mais importante e impactante novidade do Java ME Platform SDK 3 é novo o ambiente de desenvolvimento integrado, baseado na plataforma NetBeans.
As principais ferramentas deste ambiente de desenvolvimento integrado são o editor de código, gerenciador de projetos e arquivos, integração com o Anterior, configurações do projeto, ofuscador de código, além de outras de cunho mais geral, encontradas em qualquer distribuição do NetBeans.
Quem já trabalha com o Netbeans Mobility Pack vai se sentir em casa neste novo ambiente, pois ambos são praticamente o mesmo. O arquivo de projeto do Java ME Platform SDK 3 é totalmente compatível com o Mobility Pack, o que facilita muito a migração entre as ferramentas.
A máquina virtual da Java ME, a Kilo Virtual Machine (KVM), finalmente encerra o seu ciclo de vida, sendo esta substituída pela CLDC HotSpot Virtual Machine, inclusive para a configuração CDC. Com esta mudança, o comportamento das aplicações no emulador ficou mais parecido ao encontrado nos dispositivos reais.
Dentre as principais vantagens da CLDC HotSpot Virtual Machine, comparada à KVM, estão a compilação dinâmica das instruções de bytecode em instruções nativas “Compilação Just-in-time (JIT)” com menor consumo e fragmentação de memória, maior economia da bateria, dentre outras. Enfim, a instrução compilada dinamicamente, chega a ser cinquenta vezes mais rápida do que uma instrução interpretada.
E a LWUIT Ganha Força!
A Sun não hesitou e incorporou a LWUIT como uma de suas bibliotecas padrão, disponibilizou uma aplicação exemplo e integrou uma de suas ferramentas utilitárias, o Resource Manager, dentro do Java ME Platform SDK 3. Alavancando de vez o nome LWUIT dentro da comunidade Java ME.
No Java ME Platform SDK 3, três novas APIs estão disponíveis para os desenvolvedores:
- Mobile Sensor API (JSR 256)
- XML API for Java ME (JSR 280)
- Java Binding for the OpenGL ES API (JSR 239)
A Sun está disponibilizando, no Java ME Platform SDK 3, uma máquina virtual para o Windows Mobile 6, que pode tanto ser instalado em um emulador do próprio sistema operacional no PC, quanto num dispositivo real. Tudo o que o desenvolvedor precisa fazer é instalar a maquina virtual.Com mais esta plataforma dando suporte à Java ME, agora com a assinatura da Sun, a plataforma Java dá mais um passo muito importante na consolidação do seu nome nas principais plataformas móveis do mercado.
Fonte:
http://www.devmedia.com.br
A maior parte deste artigo foi retirado da edição 69 da Java Magazine sobre o Java ME Platform SDK 3, escrito por Ernandes Mourão Júnior.
http://java.sun.com/javame/downloads/sdk30ea.jsp
Página de download do Java ME Platform SDK 3
http://java.sun.com/j2me/docs/pdf/CLDC-HI_whitepaper-February_2005.pdf
CLDC HotSpot Implementation Virtual Machine
Java Platform ME SDK 3.0: O sucessor do Wireless Toolkit
18 junho 2009 às 07:50
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário