Frameworks J2ME
04 junho 2009 às 12:05Frameworks para Armazenamento de dados em Java ME
Além do simples mecanismo Record Store fornecido pelo Java ME (especificação MIDP) e armazenamento de dados em arquivos (JSR-75), há uma série de soluções de armazenamento de dados disponíveis para Java ME.
Veja alguns deles:
- Projeto Floggy, Framework de persistência de dados do Java ME.
- J2MicroDB , Um banco de dados open-source da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha.
- Perst Lite, da empresa mObject.
Frameworks de interface gráfica do usuário (GUI/UI)
Os seguintes frameworks são baseados em Canvas (classe UI de baixo nível). Você pode usá-los para criar Interfaces com o Usuário mais atraentes do que aquilo que é possível com o alto nível das classes IU (Form, List, TextBox, etc).
Veja alguns deles:
lwuit (Lightweight UI Toolkit for Java ME)
O framework Lightweight UI Toolkit (LWUIT) é um projeto open-source que ajuda desenvolvedores na criação de aplicativos com designs mais sofisticados, oferecendo componentes visuais, animações para aplicativos JavaME. A biblioteca tem apenas 256 KB, ela oferece aos desenvolvedores a partir de um custo baixo de espaço de armazenamento,
uma alternativa aos componentes LCDUI oferecidos pela plataforma básica do JavaME.
J2MEPolish
O J2MEPolish contém ferramentas para personalizar a UI do MIDlet, sem alterar o código fonte da sua aplicação. O design com animações e efeitos são especificadas nos arquivos CSS externos, muito semelhante ao padrão da Web. Disponível sob a GNU General Public License, bem como a licenças comerciais.
Apime
Apime é um framework usado para oferecer mais funcionalidade ao J2ME/MIDP. O núcleo é a interface de usuário, com componentes básicos para fazer aplicações com a estrutura swing.
Também inclui classes para ferenciar arquivos e personalização de telas, internacionalização, teclados para idiomas diferentes e celulares.
Fire (Flexible Interface Rendering Engine)
O conjunto básico de componentes da Fire oferecem todas as funcionalidades dos componentes da GUI Java ME fornecidos no perfil midp2 (Formulários, itens etc), porém é uma interface de usuário muito mais atraente, com temas, animações, menus e um melhor componente de layout.
J4ME
J4ME é uma biblioteca de código aberto para ajudar a construir aplicativos J2ME. Ele resolve muitos dos problemas do J2ME incluindo: UI, Logging, GPS e uma biblioteca de métodos deixados fora do J2ME
jMobileCore
O framework jMobileCore é uma ferramenta poderosa para criar aplicativos J2ME. O jMobileCore fornece suporte para o desenvolvimento de interfaces ricas (RIA), rápido acesso aos dados e simplifica a criação de multithreading MIDlet aplicações.
Kuix
Kuix (Kalmeo User Interface eXtensions) é um projeto aberto e fornece mais elementos gráficos (botões, textfields, listas, menus, guias, etc) necessários para criar interfaces gráficas avançadas com o usuário e usa um XML / CSS como abordagem para descrever as telas e as ações do usuário na aplicação.
TMV (Micro Window Toolkit)
Inspirado em AWT, Swing e SWT, TMV entra em cena para fornecer uma framework de interface projetado e otimizado para pequenos dispositivos.
Nextel
Nextel é uma Ferramenta J2ME que contém bibliotecas para interface com o usuário e desenvolvimento em J2ME em microtelefones. O toolkit, OWT (Open Windowing Toolkit), emprega um recipiente / componente modelo e fornece interfaces para permitir aos desenvolvedores criar seus próprios componentes de interface do usuário. O conjunto de ferramentas é projetado especificamente para celulares com MIDP de pequena quantidade de tela imobiliário. Construída baseado em MIDP's da classe Canvas.
OpenBaseMovil
Além do banco de dados e scripts, OpenBaseMovil contém uma linguagem declarativa ver definição. Com um arquivo XML você pode gerar todas suas views, e elas reconhecerão o script e dados: você pode navegar em um conjunto de resultados com menos de dez linhas de código.
Synclast
O Synclast UI API é um toolkit para criar extensões coloridas e personalizadas sobre o MIDP com UI intuitivas.
Thinlet
Thinlet GUI é uma ferramenta feita em uma única classe Java que analisa a hierarquia e propriedades da GUI, puxadores interação do usuário, chamadas de lógica empresarial. Separa a apresentação gráfica (descrita em um arquivo XML) e os métodos da aplicação (escrita como código Java).
TWUIK
TWUIK Rich Media Engine é uma tecnologia que combina imagens, animação, mídia e interatividade.
fonte: http://wiki.forum.nokia.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
qual a melhor opção na opnião dos leitores???
É tanta opção que para um simples mortal é escolher uma direção e torcer para dar certo. Acredito que com o tempo poucos irão sobreviver, e esses saíram fortalecidos. Acredito que o Java ME, apesar das limitações é o que tem mais longevidade.
Postar um comentário