Conforme visto no post anterior (Interface com o usuário: Display, Displayable e Command), form, list, alert e textbox são heranças da classe Screen, que é uma herança da classe Displayable.
Form: é um formulário o qual pode conter textos, imagens e outros itens que são herança da classe Item. Você pode por vários itens em um form e se houver necessidade ele apresenta barra de rolagem automática. Porém nada muito extenso é viável para aplicações móveis.
Quanto aos itens, temos: StringItem, TextField, ImageItem, DateField, ChoiceGroup, Gauge e Spacer.
StringItem: é um simples texto, porém não pode ser editado.
TextField: Campo para entrada ou edição de texto. Pode ter uma formatação ou limitação. Por exemplo: aceitar somente números, qualquer caracter, ser um campo de senha, entre outros.
ImageItem: permite inserir uma imagem no form. É necessário instanciar um objeto do tipo Image.
ChoiceGroup: É uma lista de escolhas, dentro de um form. Possui os tipos: múltiplo, exclusivo ou pop up.
Múltiplo: podem ser selecionadas várias opções do choiceGroup;
Exclusivo: Pode ser selecionado apenas uma opção e esta é marcada com um radio Button.
Pop Up: Pode ser selecionada apenas uma opção. E a lista de opções é exibida conforme mostra a figura a baixo.
DataField: Campo utilizado para exibir data e/ou hora.
Gauge: É uma representação gráfica de um número inteiro. Ele permite que o usuário defina um nível, como o volume por exemplo, se for um Gauge interativo. Se for não interativo é somente o programa que o controla.
Spacer: Determina um espaçamento vertical e/ou horizontal mínimo entre os componentes de um form.
Além do form temos outros Screens como:
List: É uma lista que permite ao usuário selecionar opções. Estas podem ser tanto uma String quanto uma imagem. É importante lembrar que os itens citados a cima não são disponíveis para ser usados em list ou outras telas que não sejam um form. Os lists podem ser exclusivo, múltiplo ou implícito.
Implícito: Pode ser selecionada apenas uma opção. Não possui radio button ou check box.
Alert: É uma tela de informação ao usuário. Pode conter uma mensagem de erro, de sucesso, entre outras. Ele pode ser programado para ser exibido durante um tempo pré determinado e sua aparência varia de acordo com o dispositivo móvel usado .
Textbox: Basicamente é uma tela que serve para entrada de texto. É como se fosse um textField que ocupasse o espaço da tela inteira.
No próximo post iremos aplicar estes conceitos em um exemplo prático: uma agenda. Porém sem usar banco de dados ainda. Nesta aplicação utilizaremos um form, com textFields para capturar os dados, um list para exibir os dados salvos, um alert para as mensagem de erro ou sucesso e commands para controlar eventos da aplicação.
0 comentários:
Postar um comentário